Timão Corinthians


Relembre a conquista do paulistão 1977 pelo Corinthians

Foram 23 anos sem um título paulista.

 


Sport Club Corinthians Paulista
Os campeões. Em pé: Zé Maria, Tobias, Moisés, Ruço, Ademir e Wladimir. Agachados: Vaguinho, Basílio, Geraldão, Luciano e Romeu.

Loja Campeões do Futebol


O último título do Corinthians havia sido no torneio de 1954, mais precisamente no dia 6 de fevereiro de 1955. Depois disso, nunca mais a torcida corintiana viu um troféu estadual e, mesmo com dolorosas derrotas, como a do Paulista de 1974 para o Palmeiras, continuou em crescimento contínuo.

Vamos recordar o jogo final do título mais sofrido da história do Timão.

Naquela noite de verão, não restou uma única cerveja nos bares de São Paulo. A sede Corinthiana era total. Foram 23 anos sem um título paulista. Para a Fiel, era muita coisa. O incrível: nesse período a torcida cresceu mais e mais, coisas do Corinthians.

A partida começa. Nervosismo de ambos os times. O Corinthians vai para a frente, mas a defesa da então poderosa A.A. Ponte Preta era forte e estava bem postada. Luciano que substituía Palhinha, dá logo um chutão. A bola passa por Carlos e bate na trave. Afobado, o zagueiro Polozi quase marca contra.

Aos 16 minutos, a "macaca de Campinas" ataca com Rui Rei, que entra na área, ajeitando a bola com a mão, sendo em seguida obstruído por Wladimir. O árbitro Dulcídio Wanderley Boschilia já havia marcado a primeira falta. Rui Rei reclama, leva cartão amarelo.

Aos 39 minutos é a vez de Geraldão tentar o gol, mas Carlos está atento e defende. É o final do primeiro tempo. Coração de corinthiano sofre muito, as emoções vão até os últimos minutos dos jogos. Nesse, não seria diferente.

No segundo tempo, aos 37 minutos, Zé Maria cobra uma falta pelo lado direito. Sobra para Vaguinho, qua manda a bola na trave. A sobra agora é de Wladimir, que cabeceia. Oscar salva. O rebote é de Basílio. O pé direito bate na marca. É gooooool!


O gol de Basílio. Fonte: Corinthians TV

Agora só faltam 8 minutos para o sonho se tornar a mais doce realidade. O medo existe e está no ar. A bola não pára em campo, vai para todo lado. O temor é o goleiro Tobias tomar um gol. Oscar e Geraldão brigam e são expulsos. Palhinha está no túnel, roendo seu boné marrom, quando Dulcídio pega abola e encerra o jogo.

O mestre, Osvaldo Brandão é carregado pelos torcedores, Vicente Matheus perde um pé de sapato e a multidão invade o campo. Enlouquecidos, comem a grama ou a guardam como recordação. Os heróis meio nus, dão a volta olímpica. O coro do "É Campeão", invade a madrugada. São Paulo é preto e branco, as cores do coração do povo.

Os heróis: Tobias (Jairo), Zé Maria, Moisés (Darci), Zé Eduardo (Ademir) e Wladimir (Cláudio Mineiro); Russo, Basílio (Lance) e Luciano (Adãozinho); Vaguinho, Palhinha (Geraldão) e Romeu (Edu). Técnico: Osvaldo Brandão.

A Campanha
Jogos: 47 - Vitórias: 29 - Empates 6 - Derrotas: 12 - Gols pró: 71 - Gols sofridos: 37 - Saldo: 34

Primeira fase (Turno e Returno)
2x0 e 1x0 A.A. Portuguesa
0x4 e 1x2 A.A. Ponte Preta
3x0 e 1x0 Comercial FC
2x2 e 2x0 Botafogo FC
2x0 e 0x1 A. Portugesa de Desportos
0x1 e 5x1 Noroeste FC
1x1 e 4x0 Santos FC
0x0 e 2x0 EC São Bento
0x3 e 1x2 Guarani FC
1x0 e 1x0 São Paulo FC
3x1 e 3x2 EC XV de Piracicaba
3x0 e 2x1 America FC
0x0 e 2x4 SE Palmeiras
4x0 e 0x3 EC XV de Jaú

Segunda Fase
2x2 Santos FC
0x1 AA Ponte Preta
2x0 SE Palmeiras
0x1 Guarani FC
1x0 Botafogo FC
1x0 A. Portuguesa de Desportos
2x1 São Paulo FC

Finais
1x0, 1x2 e 1x0 AA Ponte Preta

Ficha do jogo do título

Corinthians 1 x 0 Ponte Preta
Data: 13.10.1977
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo
Motivo: 3° jogo final do Campeonato Paulista
Público: 86.677 (pagantes); 93.573 (total)
Renda: Cr$ 3.325.470,00
Árbitro: Dulcídio Wanderley Boschillia
Expulsão: Rui Rei aos 16 do primeiro tempo; Geraldão e Oscar no segundo tempo
Gol: Basílio, aos 36 do 2° tempo

Corinthians: Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Geraldão e Romeu. Técnico: Oswaldo Brandão.

Ponte Preta: Carlos, Jair, Oscar, Polozi e Ângelo; Wanderlei, Marco Aurélio e Dicá; Lúcio, Rui Rei e Tuta (Parraga). Técnico: José Duarte.



Tudo sobre o Corinthians


História Titulos Campanhas + Corinthians   + Clubes

Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva. Fontes: Biblioteca CF e www.corinthians.com.br. Página adicionada em 30 Abril 2020 » atualizado em 27 Agosto 2025.